Algumas flores medicinais que encontrei e estudei:
Flor de abobrinha e abóbora - São as mais conhecidas, também conhecidas como flor de cambuquira. Pode ser até recheada acompanhando pratos salgados e fica incrível em risotos e saladas.
Amor Perfeito: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido.
Camomila: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor identico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis
Capuchinha: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião e é das flores comestíveis mais conhecidas.
Noutro site encontrei outras coisas bem importantes sobre essa planta que eu não sabia:
Aplicações medicinais : partes utilizadas: botões florais, caule, flores, folhas, frutos, pó dos frutos secos.
Propriedades: Antibiótica natural, antiescorbútica, activadora da circulação sanguínea, depurativa, digestiva, diurética, estimulante, expectorante, fungicida, purgativa (frutos secos), sedativa, tónica. O enxofre contido na capuchinha reage com a água e dá origem a um antibiótico natural excelente para o combate a doenças nas vias aéreas e para facilitar a eliminação do catarro. As sementes, contêm também, um outro antibiótico que é activo contra microorganismos como o estafilococo e o estreptococo. As folhas cruas da capuchinha são ricas em vitamina C, por isso ajudam o sistema de defesa no combate a gripes e resfriados.
Componentes : Ácido ascórbico, ácido clorogênico, ácido erúcico, ácido tropaeolínico, açúcares pigmentos (glicose e frutose), benzil cianido, ß-caroteno, glucotropaeolina (transforma em antibióticos), helenina, isoquercitrina, kaempferol, maltose, mirosina (enzima), óleo essencial, pectinas, pelargonidina, quercetina, resinas, sais minerais, zeaxantina.
Indicações : Acne, adrenomieloneuropatia, afecções da pele, afecções pulmonares, caspa, desinfectante das vias urinárias, eczema, escorbuto, escrofulose, falta de apetite, fortalecedor do couro cabeludo, impurezas no sangue, infecções bacterianas e fungais, infecções genito-urinárias e respiratórias, insônia, pele envelhecida, pele e cabelos enfraquecidos, prevenir a queda de cabelos, problemas digestivos, psoríase, retenção de líquidos, tosse.
Contra-indicações: É contra indicada para gastrite, gravidez, lactação, hipotiroidismo, insuficiência cardíaca ou renal. Pode causar irritação gástrica, ação antitiróidica indutora de bocio. O uso excessivo pode causar hipotensão e potencialização dos efeitos de cardiotônicos.
Para a bronquite, coloque 2 g de folhas em 100 ml de água a ferver. Espere 10 minutos e tome o chá de 3 a 4 vezes ao dia.
Como expectorante, amasse 2 colheres de sopa de folhas frescas em um pilão. Em seguida, adicione 1 chávena de leite quente e coe. Beba 1 chávena de chá duas vezes ao dia.
O sumo da planta serve como expectorante e calmante da tosse ou tomado á noite combate as insónias. Para isso tomar 1 colher de sopa em intervalos de 2 horas. 30g a 50g por dia.
Infusão:
40 a 50g em 1 litro de água. Tomar 4 a 5 chávenas ao dia;
4 colheres (sopa) de folhas picadas ou 2 de sementes em 1litro de água Tomar de 3 a 4 chávenas ao dia.
2gs de folhas em 100 ml de água a ferver por 10 minutos. Tomar 3 ou 4 vezes ao dia ou usar como loção no couro cabeludo.
O pó dos frutos secos serve como purgativo: tomar ½ g em ½ copo de água.
Uso culinário : As folhas e flores de Capuchinha consomem-se em saladas frescas. Salada de folhas e flores cruas para combater o início da gripe, abrir o apetite e como digestivo. Também pode misturar na massa ao fazer pão caseiro.
Origem geográfica da capuchinha: Peru, México e regiões da América Central.
Professoras Ana Poa e Conceição: Achei muito importante esse maneira de estudar; Obrigado!