segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FLORES COMESTÍVEIS E MEDICINAIS

Existem diversas verduras que comemos e nem nos damos conta que são flores: o brócolis, a couve-flor e a alcachofra são bons exemplos.
As flores de abóbora - chamada em algumas regiões de "cambuquira" - também são muito usadas na culinária.
Acontece que essas flores não são utilizadas para fins ornamentais e, por isso, não ficaram tão famosas como "flores comestíveis". Dentre as ornamentais que são consideradas comestíveis, destacam-se a capuchinha

(leia matéria sobre ela )

e outras: rosas, begônias, calêndula, amor-perfeito e violetas. O importante é ficar claro que as flores utilizadas na alimentação não são essas vendidas em floriculturas, pois são tratadas com produtos químicos. As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico para não causar danos a saúde.


Como Escolher Flores Comestíveis

Flores comestíveis são usadas na culinária por uma grande variedade de propósitos, indo de cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações até o prato principal. Descubra quals flores são seguras para consumo humano, e aprenda algumas idéias para seu uso.

  1. Decida para que você quer flores comestíveis. Exemplos incluem:
    • Saladas, verduras e frutas.
    • doce de flores (doce de violetas, rosas açucaradas, ou lavanda são doces a moda antiga deliciosos).
    • Adicionar aos pickles, geléias, vinagretes, caldas, açucar, etc.
    • Panificados como biscoitos, bolos e pães.
    • Sobremesas, como sorvetes, cheesecake, tortas, etc.
    • Para decoração; guarnição de pratos e bolos, entre outros.
  2. Familiarize-se com algumas das flores culinárias mais comuns. A lista a seguir não é exaustiva, mas dá uma indicação boa de que tipos de flores são adequadas:

Capuchinha (tropaeolum majus) - estas flores perenes são as favoritas de saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas recheiadas, cristalizadas ou como guarnição. Elas têm um gosto ligeiramente apimentado. As sementes são até usadas em substituição a pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível

Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléia, tortas, vinho, vinagrete - a lista é infinita. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

Violetas - As violetas são perfeitas para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, assim como servem a propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, matneiga ou para dar sabor ou guarnição. Mas atenção: procure pela variedade "viola odorata". Viola odorata, planta da família das Violáceas, não tão conhecida no Brasil como a africana. Elas realmente se parecem muito, mas as diferenças são fundamentais: as flores da Viola odorata são perfumadas e de cor roxo intenso, as folhas são ovais, lisas e apresentam uma haste longa; enquanto que a violeta africana não exala perfume, possui folhas aveludadas, com formato redondo e as flores são de cores variadas, além de não apresentarem nenhum valor medicinal, apenas decorativo.

Essa é a violeta medicinal

Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são renomadas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, guarnições, geléias, manteiga, gelo e muito mais. Água de rosas é um uso famoso de pétalas de rosas.

Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem flutuar sobre a sopa, decorar sobremesas e guarnição para pratos. Não negligencie seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito têm um sabor ligeiramente adocicado.

Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes, geléias e algumas bebidas alcoólicas como licor e delicioso chá. Existem algumas notas cítricas e frutadas no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido. Em algumas regoes do Brasil é conhecido como vinagreira.

Flor e geléia de hibisco que encontramos na feira de plantas orgãnicas na Av. José Bonifácio (a do Bric) em Porto Alegre

FOI ISSO TUDO QUE EU ESTUDEI E APRENDI NA INTERNETE

Vicente

Um comentário:

  1. Pena é que não esclarecem se podemos usar todo tipo de hibiscos como explicaram sobre as violetas

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!